quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Texto Inaugural

Nota preliminar do poema Mensagem

O entendimento dos símbolos e dos rituais (simbólicos) exige do intérprete que possua cinco qualidades ou condições, sem as quais os símbolos serão para ele mortos, e ele um morto para eles.A primeira é a simpatia; não direi a primeira em tempo, mas a primeira conforme vou citando, e cito por graus de simplicidade. Tem o intérprete que sentir simpatia pelo símbolo que se propõe interpretar.A segunda é a intuição. A simpatia pode auxiliá-la, se ela já existe, porém não criá-la. Por intuição se entende aquela espécie de entendimento com que se sente o que está além do símbolo, sem que se veja.A terceira é a inteligência. A inteligência analisa, decompõe, reconstrói noutro nível o símbolo; tem, porém, que fazê-lo depois que, no fundo, é tudo o mesmo. Não direi erudição, como poderia no exame dos símbolos, é o de relacionar no alto o que está de acordo com a relação que está embaixo. Não poderá fazer isto se a simpatia não tiver lembrado essa relação, se a intuição a não tiver estabelecido. Então a inteligência, de discursiva que naturalmente é, se tornará analógica, e o símbolo poderá ser interpretado.A quarta é a compreensão, entendendo por esta palavra o conhecimento de outras matérias, que permitam que o símbolo seja iluminado por várias luzes, relacionado com vários outros símbolos, pois que, no fundo, é tudo o mesmo. Não direi erudição, como poderia ter dito, pois a erudição é uma soma; nem direi cultura, pois a cultura é uma síntese; e a compreensão é uma vida. Assim certos símbolos não podem ser bem entendidos se não houver antes, ou no mesmo tempo, o entendimento de símbolos diferentes.A quinta é a menos definível. Direi talvez, falando a uns, que é a graça, falando a outros, que é a mão do Superior Incógnito, falando a terceiros, que é o Conhecimento e a Conversação do Santo Anjo da Guarda, entendendo cada uma destas coisas, que são a mesma da maneira como as entendem aqueles que delas usam, falando ou escrevendo.Fernando Pessoa

6 comentários:

Luiz disse...

Boa-tarde!

Após um dia de treinamento, o mais proveitoso foi saber que, o importante é saber conviver com os demais membros da equipe, pois desta forma, conseguimos descobrir nossos defeitos para que possamos futuramente corrigí-los.

Espero que a empresa continue ainda mais abordando a relação humana, não só com os clientes mas principalmente entre os funcionários.

At.
Luiz Urra

Caio disse...

Considero extremamente importante a gestão de pessoas nas organizações.
E estes cursos além de tudo, contribuem para o desenvolvimento profissonal e pessoal, buscando melhorias em diversos aspectos nas relações humanas e no potencial humano.

Caio

Alessandra disse...

É fundamental priorizar as relações interpessoais, o treinamento foi importante para identificarmos os problemas do dia-a-dia, buscando assim soluções para melhorarmos nossas interações nas relações humanas.

At.
Alessandra

Anônimo disse...

Estes cursos de relacionamento intrapessoal são necessários em todos os aspectos, inclusive para se ter um bom relacionamento no ambiente de trabalho e deveria ser renovado sempre. Adorei poder ter esta oportunidade e agradeço toda a equipe responsável pelo trabalho realizado e pela empresa que nos proporcionou este estudo.
Eliane Silva

Unknown disse...

A primeira expectativa quando fui convocado talvez fossemos ser colocados em um biombo....contar a vida e depois falar do profissional....brincadeira....Na verdade tem sido de suma importância estes nossos "encontros", pois o aprendizado sempre nos faz crescer tanto no profissional como no emocional também...Em muitas situações somos e temos forças que não conhecemos e acredito que estamos sendo ajudados a descobrirmos estas forças e o melhor que ela sendo unida aos demais companheiros se torna ainda mais forte....
Faço votos que possamos continuar tendo estas oportunidades....
Grato. abs.
Elcio Magri.

Rodolpho Fu! disse...

Vejo esse processo não como um simples treinamento, mas uma aprendizagem que podemos aplicar em todos os âmbitos de nossas vidas.
No nosso ambiente de trabalho é imprencidivel estar um passo a frente de nossos clientes, e essa aprendizagem nos proporciona isso. Esse passo a frente pode ser o diferencial para facilitar o relacionamento como um todo. Claro que tudo isso não se transformará num passe de mágica, mas acredito que pouco a pouco estamos aplicando esse conhecimento adquirido e os resultados aparecem na mesma proporção.
Como os meus colegas, faço questão de dar continuidade a esse processo.

Rodolpho A Santos