ESTILOS E INTERAÇÕES: UMA BREVE CONVERSA
Marco Antonio Salomão
Este texto poderia ter pelo menos quatro tipos possíveis de introdução.Veja qual delas teria maior possibilidade de atrair sua atenção. Talvez seja interessante verificar também aquela que menos despertaria seu interesse.São:1. "Vamos apresentar a você dicas e formas simples e objetivas para obter resultados mais positivos em suas relações interpessoais.Comece por ..."2. "A efetividade nas relações interpessoais é obtida quando se tem clareza e objetividade na definição dos seguintes pontos:Ø Uma idéia clara do que pretendemosØ Uma boa preparação da nossa argumentaçãoØ Um plano preciso para ..."3. "A importância das relações interpessoais para a vida e o desenvolvimento das pessoas e organizações têm sido historicamente subestimada, exceto por setores onde é uma condição "sine qua non", como na diplomacia.Seja por vaidade, seja porque em nossa educação o foco é sempre na "auto referência" e raramente..."4. "Se considerarmos que o verdadeiro sentido de humanidade só pode ser obtido se compreensão, solidariedade, colaboração e harmonia forem mais do que palavras, é importante pensar no processo mais importante para que ocorram: a efetiva, correta e positiva e bem intencionada forma das pessoas se relacionarem.As pessoas..."Bem, já fez sua escolha?Eu, para escrever este texto, não consegui escolher uma forma com tranquilidade por uma razão simples: se escrevesse pela minha preferência, correria o risco de não ser lido por muita gente... Estaria falando a minha língua, e não a de quem precisa compreender, o seja "a sua língua".E este modo de falar e compreender e, portanto, interagir com pessoas durante o processo de relacionamento depende do nosso "Estilo", ou seja, a nossa forma preferencial de "ver", tentar "compreender", "pensar" e "agir" frente à realidade."Estilo" pode ser confundido com algumas coisas que prejudicam a clareza da sua compreensão e a forma sobre como podemos utilizá-lo adequadamente. Vejamos:* "Estilo" é diferente de "Competência". Competência é o "saber fazer", resulta de habilidades e conhecimentos que ajudam a desenvolver e aplicar soluções. Enquanto para a competências vale o conceito "quanto mais forte melhor", para "Estilos" o ser "mais" não necessariamente é benéfico ou maléfico.Para deixar mais clara a diferença: Uma pessoa "Racional" (um dos estilos utilizados em nosso trabalho) não é necessariamente boa em raciocínio lógico: apenas procura raciocinar lógica e ordenadamente. Certamente você já se deparou com um "burocrata" empedernido que exige ordem, rigor e planejamento sem a menor percepção da contribuição ou consequência do que obriga.* "Estilo" não tem a ver com "Ética" e "Valores". Um "Reflexivo" (outro estilo utilizado por nós) com visão de futuro e construtor de grandes sistemas tanto pode ser um Gandhi quanto um Hitler. Um bom "Afetivo" tanto pode usar sua empatia para ser um excelente pediatra quanto um político corrupto ou um vigarista.* Não existe um "Estilo melhor"; todos são importantes. A diversidade pode ser um grande fator enriquecedor quando adequadamente trabalhada. Precisamos de sonhadores teóricos, que vislumbram o futuro, capazes de estabelecer relações de unificação e harmonização de coisas diferentes, produzindo novos conceitos e novas formas de conhecer nosso universo e a nós mesmos. Precisamos também de gente capaz de analisar estes sonhos e idéias, verificar sua viabilidade ou veracidade, criar meios e processos para que ocorram e modos de verificar como caminham. Precisamos ainda do empreendedor que coloca estes planos em prática, que aterrizam sonhos e os transformam em realidade. E, finalmente, precisamos também daqueles que buscam a humanização e o compartilhamento de tudo isto para as pessoas, grupos e sociedade e que também percebem a necessidade de se fazer algo novo ou de modificar o existente para que isto ocorra..A questão se coloca então na forma como utilizamos o estilo. Se insistirmos em utilizar um estilo porque nos agrada ou é nossa tendência em situações onde outro é mais produtivo, estaremos apenas criando conflitos e dificuldades. Se fizermos um esforço para agir de forma diferente da nossa habitual e/ou apoiamos quem se ajusta melhor a uma situação e momento, estaremos propiciando a sinergia, a harmonia e seguramente a inter-relação produtiva.Mas, o nosso assunto aqui é como obter "Relações Interpessoais" adequadas e produtivas. Para isto, precisamos lembrar que temos no mínimo duas pessoas presentes e algumas hipóteses:
* Ambas têm o mesmo estilo – neste caso, há uma grande possibilidade de harmonia no entendimento (mesmo que haja conflito nas idéias). A saída pode ser ótima se a situação exigir o Estilo comum ou.... um desastre se o estilo adequado for outro. Temos que ter presente que ignorar aquela que não é nossa maneira de agir e/ou não gostamos de praticar pode constituir-se em um fatal ponto fraco.* Ambas têm estilos diferentes – aqui, se houver complementaridade e harmonia na conjugação dos estilos, temos a possibilidade de uma solução mais rica e consistente do que se partisse de apenas um. Por outro lado, se entrarmos em um jogo "ganha/perde" para fazer prevalecer nosso modo, ou ficarmos "cegos" às propostas do outro, podemos ter soluções pobres, conflitos e desgastes emocionais.Em todo caso, quando somos apenas dois, é preciso que vejamos se não falta um estilo importante... Por exemplo, um "Racional" junto com um "Reflexivo" podem ter uma excelente idéia, com um ótimo planejamento e nenhuma ação para realizá-la ou, ainda, que não traga impacto desejável para as pessoas.Finalmente, entendendo que todos os tipos são importantes, devemos ter presente que a melhor forma de introduzir e conduzir um assunto positivamente, é faze-lo do ponto de vista do "outro", compreendendo seu estilo, dialogando e argumentando da forma que ele entende melhor.Bem, tomara que de alguma forma este texto tenha "falado sua língua"......
quinta-feira, 30 de agosto de 2007
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Um comentário:
Ter a oportunidade de conhecer os estilos das pessoas e saber como agir com elas, é a chave para se obter sucesso nas relações.
Este curso nos proporciona esta oportunidade de crescer profissionalmente e pessoalmente, pois facilitar a comunicação entre as pessoas, como por exemplo, saber o que realmente elas necessitam faz toda diferença!
Bruna Fraga
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